DIA INTERNACIONAL DO ESPORTE PARA O DESENVOLVIMENTO E PELA PAZ

Aproveitamos data de hoje para divulgar o papel do esporte como um instrumento de serviço social e uma ferramenta universal para a paz. O maior objetivo é conscientizar o mundo sobre a importância de atitudes contra todas as formas de violência e garantir os direitos humanos de todas as pessoas.

A Assembleia Geral das Nações Unidas instituiu a data de 06 de abril como o Dia Internacional do Esporte para Desenvolvimento e Paz.

O esporte possui uma linguagem universal se constituindo num poderoso fator de unificação no processo de transformação de conflitos e construção da paz, sendo por essa razão um instrumento de inclusão social capaz de congregar as mais variadas formas de diversidades num só objetivo, a sociabilização.

Atitudes como a corrida na final do Campeonato Carioca no último domingo (03/04/2022) entre Flamengo e Fluminense, em que os jogadores Fred e Bruno Henrique se desentenderam em campo, devem ser banidas do esporte.

O esporte como ferramenta para o desenvolvimento humano deve se pautar com os seus valores institucionais, quais sejam, respeito, responsabilidade e solidariedade, sendo estes os objetivos da Força Tarefa entre as Agências das Nações Unidas sobre o Esporte para o Desenvolvimento e a Paz criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) quando reuniu uma Força Tarefa entre Agências Internacionais nos anos de 2002 e 2003.

Nelson Mandela dizia que “o esporte fala aos jovens com uma linguagem que entendem, cria esperança onde só havia desesperança, é mais poderoso que os Governos para romper as barreiras raciais e ri frente a todos os tipos de discriminação”. Em 1995, quando era presidente da África do Sul. Na Copa do Mundo de rúgbi daquele ano, aproveitou a disputa para pedir à a população negra para que também torcesse pela seleção – o esporte é praticado e acompanhado em sua maioria por brancos no país.
(fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/especiais/nelson-mandela/coi-agradece-mandela-por-usar-o-esporte-para-fazer-o-bem-4n1kyj847w1olgcztndq33zv2/).

Já na Copa do Mundo de 2010, Mandela pediu à população branca para torcer pelo time de futebol que é o esporte praticado por negros no país.

É neste sentido que deve ser entendida a data de hoje, o esporte como fator de desenvolvimento social e como fomentador da paz entre pessoas e entre povos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *