FIQUE POR DENTRO

HOJE 14 DE MARÇO – DIA NACIONAL DOS ANIMAIS

“A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem.”(Schopenhauer)

Nesta data vamos conscientizar as pessoas sobre a importância dos direitos dos animais.

Em 2020 foi sancionada a lei nº 14.064/2020 que aumentou as penas cominadas ao crime de maus-tratos aos animais quando se tratar de cão ou gato. Pela nova lei a pena passa para reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de o agressor ser tutor de animais. Vale ressaltar que o abandono também é um tipo de maus-tratos, assim como bater no animal, deixá-lo sem alimentação e água, mantê-lo preso e não dar a devida assistência em casos de enfermidade. 

É comum vermos nos noticiários casos de maus tratos contra animais, mas felizmente, essa realidade está mudando, sendo cada vez maior o número de defensores dos animais, sendo bastante expressivo o número de pessoas que procuram um novo lar para um animal abandonado, além de organização de manifestações contra maus tratos aos animais.

Estudos comprovam que os animais possuem emoções típicas do ser humano. Conforme análises de ressonância magnética realizadas em dezenas de cachorros na Universidade de Emory, nos Estados Unidos, estes animais demonstram emoções como as dos humanos. (Fonte: CachorroGato @ https://www.cachorrogato.com.br/cachorros/melhor-amigo-homem/).

Também são inúmeros os relatos de pessoas que possuem animais de estimação, como o cachorro, que o consideram grandes amigos e até salvadores das vidas de seus donos.

É o caso do ator norte-americano Mickey Rourke que em uma fase de sua vida esteve a ponto de cometer suicídio. O ator relatou que tentou se matar durante uma etapa muito difícil de sua vida, porém seu cachorro lhe fez desistir de apertar o gatilho de sua arma de fogo, que estava contra sua cabeça. “Eu não queria seguir vivendo… então uma tarde eu me sentei no chão do meu armário, peguei o revólver, e estava a ponto de disparar, quando meu cachorro Beau Jack chorou… eu vi que ele me observava com uma infinita tristeza, e com seus olhos era como se me dissesse: ‘se você fizer isso, quem vai cuidar de mim’… e foi isso que me fez abaixar a arma e recapacitar”.

Portanto, nesta data lembre que é dever de todos nós garantir a defesa dos seres irracionais. Caso presencie qualquer situação de maus-tratos de animais, denuncie. Chame a Polícia Militar (disque 190) ou registre o fato em uma Delegacia de Polícia mais próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *